Caixa Cultural São Paulo apresenta 'Sobre ruínas, memórias e monumentos', de Bel Falleiros

10 jan 2014, 0h03

A artista plástica Bel Falleiros apresenta a exposição “Sobre ruínas, memórias e monumentos”, na Caixa Cultural São Paulo, a partir desta sexta-feira, 11. Ela foi contemplada pelo Programa de Ocupação da instituição e sua mostra permanecerá em cartaz até o dia 16 de fevereiro.

A exposição, sua primeira individual, tem curadoria de Paulo Miyada e texto crítico de Jacopo Crivelli Visconti. A mostra é composta de 20 colagens, 4 pinturas, instalações, fotografias e objetos coletados durante a fase de concepção do projeto.

Inspirada na relação que mantém com as cidades onde morou, como São Paulo, Berlim e Nova York, a artista percorreu as fronteiras da capital paulista, sempre a partir do antigo marco zero da Sé. Para cada um de seus trajetos, correspondentes aos quatro pontos cardeais, Bel produziu uma pintura de grande proporção.

“Para além da força inegável dos painéis, é interessante notar que um projeto que foi concebido como uma deriva urbana, e de cunho efetivamente urbanístico, considerando o objetivo (vagamente utópico) de encontrar os limites de uma metrópole, transformou-se numa excursão no campo, rica de reminiscências pessoais”, explica Visconti.

Bel vive e trabalha em São Paulo. Ela é uma das fundadoras do .Aurora, uma fusão de atelier e espaço expositivo, que fica no centro da cidade.

Além da mostra, serão realizadas na Caixa Cultural São Paulo uma conversa com Miyada, que aproveitará o evento para lançar um catálogo (18/1, às 11h), e uma oficina com a artista, no dia 25, às 11 horas.

Mais informações em www.caixa.gov.br/caixacultural

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.