Bolsa de Arte destaca séries fotográficas de Vera Chaves Barcellos

3 ago 2015, 18h29

A filial paulistana da Bolsa de Arte inaugura neste sábado (08) “Fata Morgana ou A Imagem Transformada”, de Vera Chaves Barcellos.

Embora tenha iniciado seu trabalho em outros suportes – na década de 1960, dedicou-se à pintura e a gravuras abstratas –, a artista gaúcha trabalha hoje majoritariamente com fotos, vídeos e instalações.

Sua obra sempre trouxe reflexões sobre a natureza da imagem e a crítica à ideia de representação na contemporaneidade.

São apresentados cerca de 12 trabalhos de diferentes fases de sua carreira, em sua maioria fotografias, e a série “Fata Morgana”, de 2014, na qual imagens digitais aparecem divididas em quadros menores, com alguns dos quadros sobrepostos a partir de detalhes de um todo maior, de modo a reconfigurar e questionar a imagem original.

Entre as fotos estão o emblemático trabalho “Epidermic Scapes”, de 1977, série em preto e branco feita a partir de impressões de fragmentos da pele do corpo humano sobre papel vegetal (na exposição da galeria haverá seis delas), e “On Ice”, registro da performance de Flavio Pons e Cláudio Goulart realizada na superfície congelada de um lago em Amsterdã, em 1978.

“Fata Morgana ou A Imagem Transformada” tem curadoria de Ana Albani de Carvalho e fica em cartaz até 12 de setembro. Anote o endereço: Rua Mourato Coelho, 790. Mais informações no site do espaço.

 

SP-Arte/Foto/2015

Vera Chaves Barcellos é um dos destaques da Bolsa de Arte para a 9a
SP-Arte/Foto – de 20 a 23 de agosto no 3o piso do Shopping JK Iguatemi.

Além dela, a galeria destaca artistas como André LichtenbergValdir CruzClovis Dariano, entre outros.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.