AXA Art e SP-Arte indicam os melhores cuidados com sua coleção de fotografias

17 ago 2015, 16h33

O crescente interesse em coleções de fotografias tem resultado em várias feiras especializadas, como a SP-Arte/Foto, que fornecem aos visitantes uma oportunidade única para aprender e adquirir.

Aqui oferecemos, em parceria com a AXA Art, algumas dicas de como cuidar de sua coleção de fotografias.

Atenção ao ambiente

– Mantenha fotografias sempre fora da luz direta do sol. Evite também exposição a qualquer fonte intensa de iluminação.
– Não pendure fotografias em banheiros ou cozinhas, devido à umidade e temperaturas oscilantes.

Armazenagem e manuseio

– Evite acondicionar coleções em lugares quentes ou úmidos, ou no piso.
– Se utilizar uma estante, acondicione as imagens em posição horizontal.
– Se duas ou três fotografias estão guardadas juntas numa gaveta, separe-as com papel ou divisórias individuais levemente alcalinas (acid-free).
– Use luvas brancas ao manusear as obras.
– Na hora de transportar, contrate uma transportadora especializada em arte e certifique-se que o vidro das molduras esteja protegido com tiras diagonais de fita crepe profissional em caso de ruptura.

Molduras

– Use vidro com proteção UV, museum quality glass ou acrílico.
– Ao limpar a superfície de uma fotografia emoldurada, nunca use spray diretamente no vidro. Aplique o spray primeiro num pano macio. Caso contrário, a umidade poderá infiltrar-se na imagem, criando um potencial de bolor.

Gestão da coleção

– A gestão da sua coleção começa com a pesquisa inicial sobre os fotógrafos e imagens que lhe interessam. Na hora da compra, certifique-se que na nota fiscal constam o nome do fotógrafo, o título, técnica, número da edição, dimensões, ano em que a imagem foi criada e o ano da impressão. Solicite informações por escrito sobre o histórico de exposições, origem e literatura relacionada.
– Mantenha um registro em papel e/ou eletrônico para cada fotografia na sua coleção.
– Tenha sempre uma cópia do arquivo na “nuvem” ou em pen-drive guardado em um local separado, junto com números de telefone importantes, incluindo os de seu restaurador e agente de seguros.

* Diretora de Art Expertise, AXA Art Americas Corporation

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.