Ybakatu leva individual da artista portuguesa Cristina Ataíde a Curitiba

17 mai 2016, 12h50

A Ybakatu, em Curitiba, recebe a partir desta quinta-feira (19) a mostra Na Palma da Mão, individual da artista portuguesa Cristina Ataíde que traz desenhos e esculturas inspirados em montanhas.

Em 2012, partindo de Curitiba, Ataíde – que vive e trabalha em Lisboa – percorreu uma parte da Serra do Mar e sua densa Mata Atlântica. Dessa difícil subida, de suas paisagens e de outras viagens pelo mundo surgiu a ideia da exposição.

Os desenhos meticulosos revelam tanto cumes bem delineados da montanha quanto suas encostas, quase abstratas, por onde se faz a caminhada. Por sua vez, as esculturas jogam com a questão da escala.

“Cristina Ataíde é um destes autores que vêem na montanha algo que transcende do espaço físico ao símbolo e de metáfora, sendo também um mistério em si”, escreveu o curador Paulo Reis, que até a sua morte, em 2011, manteve estreita relação com artistas brasileiros, espanhóis e portugueses.

Na Palma da Mão permanece em cartaz até 30 de junho. O endereço: Rua Francisco Rocha, 62, loja 06, Batel, Curitiba. Saiba mais sobre a mostra no site da galeria.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.