Galeria Fortes Vilaça apresenta fotografias em preto e branco de Mauro Restiffe

13 mai 2016, 10h57

A Galeria Fortes Vilaça abre na próxima terça-feira (17) a exposição Rússia, de Mauro Restiffe. Na individual, o artista apresenta uma série de fotografias em preto e branco que retrata dois momentos distintos das cidades de Moscou e São Petersburgo pós-União Soviética.

Os trabalhos representam o resgate de um projeto investigativo realizado em duas etapas: a primeira durante os anos de 1990, a segunda em 2015, a convite do Garage Museum of Contemporary Art, em Moscou. Restiffe associa sua contínua pesquisa em arquitetura e espaços urbanos a uma experiência pessoal com esses que são os principais centros urbanos russos.

São retratadas cenas cotidianas e pitorescas, personagens e interiores. O paralelo traçado entre as duas linhas de tempo deixa transparecer o caráter experimental das primeiras imagens, em contraste com a estética afiada das mais recentes. Juntas, deixam transparecer o interesse do fotógrafo pelas características modernistas em arquitetura e o diálogo poético travado entre pessoas, objetos e o ambiente em que se encontram.

A utilização do filme analógico preto e branco não é aleatória, mas um recurso que possibilita trabalhar a ideia de representação e de desconstrução do real.

Rússia fica em cartaz até 18 de junho na Fortes Vilaça. O endereço é Rua Fradique Coutinho, 1500, Vila Madalena. Saiba mais sobre a mostra no site da galeria.

Perfil SP–Arte

Faça parte da comunidade SP–Arte! Somos a maior feira de arte e design da América do Sul e queremos você com a gente. Crie ou atualize o seu perfil para receber nossas newsletters e ter uma experiência personalizada em nosso site e em nossas feiras.