O que a equipe da SP-Arte está lendo, vendo e ouvindo

23 Jun 2017, 1:06 pm

Russian Ark - Official Trailer - Madman Films

Russian Ark - Official Trailer

arca russa

 

Contemplação, experiência estética e crítica política são os temas centrais da obra-prima do cineasta Alexander Sokurov. Único filme da história feito em apenas um take, sem cortes portanto, trata-se de um passeio pelo Hermitage – grande museu em São Petersburgo – enquanto decodifica, no que parece um sonho do narrador, a vida de czares russos, bailes e óperas dos tempos da monarquia. Reúne ainda críticas à obsessão da aristocracia russa pelo estilo de vida europeu e aos excessos de luxo no czarismo. Uma imersão inigualável.

Ride - Charm Assault (Official video) - RideOfficial

Ride - Charm Assault (Official video)

weather diaries, ride

 

Uma dos mais importantes grupos da cena alternativa inglesa na década de 1990, o Ride retomou suas atividades em 2014 para turnês que celebraram o legado dessa banda de Oxford, ícone do estilo shoegaze – marcado por guitarras distorcidas, apuro melódico e uma certa introspecção no palco. Três anos após sua reformação, eles acabam de lançar seu quinto álbum de estúdio – o primeiro desde Tarantula, de 1996. Weather Diaries traz 11 canções inéditas e momentos que ecoam e atualizam o melhor de sua produção.

A Tartaruga Vermelha | Trailer legendado | 16 de fevereiro nos cinemas - Sony Pictures Brasil

A Tartaruga Vermelha | Trailer legendado | 16 de fevereiro nos cinemas

the red turtle

 

No ano passado, o holandês Michaël Dudok de Wit tornou-se o primeiro diretor não-japonês a comandar uma produção do celebrado Studio Ghibli, responsável por produções como A Viagem de Chihiro (2001) e que conta com artistas como Hayao Miyazaki, Yasuyoshi Tokuma e Toshio Suzuki em seu elenco. Nesta entrevista, Dudok de Wit relata como se deu o convite para o trabalho, aponta semelhanças entre sua produção e as obras do estúdio japonês e reflete sobre A Tartaruga Vermelha – que foi um dos indicados ao Oscar de Melhor Animação neste ano.

4º Festival de MPB TV Record 1968 Gal costa - Divino maravilhoso - Elvio Schulz

4º Festival de MPB TV Record 1968 Gal costa - Divino maravilhoso

O NOME DELA É GAL

 

A HBO está exibindo uma série documental em quatro capítulos sobre a trajetória de Gal Costa. Fã da cantora baiana, a diretora Dandara Ferreira viu no projeto uma oportunidade de mostrar que a Tropicália não foi só uma voz masculina, guiada por Caetano Veloso e Gilberto Gil. A série conta, inclusive, com textos que a própria Gal escreveu em anos recentes, quando imaginava uma biografia sua publicada. No vídeo acima, ela interpreta “Divino, Maravilhoso” – canção na qual, segundo Ferreira, Gal “deixou o jeito tímido para cantar de forma expressiva, gritar”.


Wislawa Szymborska

 

Poemas, coletânea lançada pela Companhia das Letras, apresenta pela primeira vez a obra da polonesa Wislawa Szymborska em português. Com sua poesia indagadora, a autora foi chamada “poeta filosófica” e, no Brasil, teve textos esparsos publicados em jornais e revistas ao longo dos anos. O volume tem seleção, introdução e tradução de Regina Przybycien.

120 Beats Per Minute (120 battements par minute) – Trailer official (English) from Cannes (new) - The Upcoming

120 Beats Per Minute (120 battements par minute) – Trailer official (English) from Cannes (new)

120 Batimentos por Minuto

 

O diretor e roteirista marroquino Robin Campillo (de Les Revennants, 2004) levou o Grande Prêmio do Júri no 70º Festival de Cannes com seu terceiro longa-metragem, 120 Batimentos por Minuto. O longa mostra a luta, na França do início dos anos 1990, do grupo Act Up-Paris para tirar os franceses da indiferença em relação à disseminação do vírus da AIDS. E enquanto os militantes protestam contra os laboratórios e o pequeno envolvimento do Governo de François Mitterrand, surgem entre eles histórias de amor.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.