O modernismo em cena: mostra "Paralelas e diagonais" traz fotoclubistas à 10ª SP-Arte/Foto

23 Aug 2016, 2:10 pm

A fotografia modernista brasileira vive nova onda de reconhecimento nos últimos anos, tanto no cenário nacional – em mostras como a do Foto Cine Clube Bandeirante no Masp, por exemplo – quanto no internacional – como vemos pelas recentes aquisições de fotografia brasileira do MoMA, de Nova York, e da Tate Modern, de Londres.

Grande impulsionadora desse movimento, a SP-Arte/Foto, em sua décima edição, apresenta Paralelas e Diagonais, mostra de 30 fotografias que traz um recorte dos principais nomes atuantes do fotoclubismo paulista. O título do conjunto apresentado na Feira faz menção a uma obra de José Yalenti datada de 1950.

Estão em destaque autores como Paulo Pires, Mario Fiori, Gertrudes Altschul, Ademar Manarini, Marcel Giró e o próprio Yalenti, com fotografias cedidas pelos familiares e herdeiros dos artistas.

Para Isabel Amado, curadora da exposição ao lado de Iatã Cannabrava, “a fotografia moderna quebra com os paradigmas da época, ao não se restringir à imagem pictórica e à mera reprodução da realidade. Busca a diluição do referencial, num período em que o desenvolvimento industrial e o fim da Segunda Guerra Mundial abriam caminhos para uma nova estética”.

 

A SP-Arte/Foto e a fotografia moderna brasileira

Ao longo de sua década de existência, ao reunir curadores, colecionadores, artistas, renomadas galerias e admiradores desse segmento das artes, a SP-Arte/Foto tem desempenhado papel fundamental nessa revalorização do modernismo. E se há espaço para uma feira de fotografia hoje no Brasil, é devido a pensamentos transversais que acompanharam e romperam com o que era praticado em nosso país e também pelo mundo.

Segundo Fernanda Feitosa, diretora da SP-Arte/Foto, “a Feira não se dedica apenas à contemporaneidade, mas a diferentes momentos históricos. Por isso, é importante destacar as raízes da fotografia contemporânea, que remontam ao movimento modernista. A arte não existe no vazio”.

#spartefoto2016 #spartefoto10anos

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.