Nome histórico do fotojornalismo, Flávio Damm ganha retrospectiva na Galeria Marcelo Guarnieri do Rio

10 May 2017, 10:35 am

A filial carioca da Galeria Marcelo Guarnieri inaugura no dia 11 de maio (quinta-feira) a exposição Flávio Damm, um fotógrafo, que apresenta 36 imagens em preto e branco assinadas por um dos grandes nomes do fotojornalismo brasileiro.

Damm é o responsável por fotografias históricas, como de Getúlio Vargas em seu exílio, em 1948, no Rio Grande do Sul. Foi também o único fotógrafo brasileiro presente na cerimônia de coroação da Rainha Elizabeth II, na Inglaterra, em 1953, e no lançamento do primeiro foguete na base de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, em 1957.

A exposição faz um recorte de sua trajetória, com imagens que exploram a linguagem fotográfica para além dos preceitos jornalísticos e buscam extrair poesia de cenas urbanas. As imagens foram produzidas nas décadas de 1950 e 60 e também entre 2000 e 2010, no Brasil e no exterior.

Fiel às práticas analógicas e avesso a manipulações, o porto-alegrense preza pelo registro direto, pois acredita que, assim, cumpre com sua função de “testemunha ocular”.

Flávio Damm, um fotógrafo fica em cartaz até 17 de junho. Anote o endereço: Rua Teixeira de Melo, 31, lojas C/D, Ipanema, Rio de Janeiro. Saiba mais sobre a mostra no site da galeria.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.