No Rio, Silvia Cintra + Box4 abre individual com obras inéditas de Amilcar de Castro

11 Apr 2017, 9:55 am

A galeria Silvia Cintra + Box 4, na Gávea, abre no dia 19 de abril (quarta-feira) uma mostra em homenagem ao escultor mineiro Amilcar de Castro, na qual ganham destaque trabalhos inéditos e curiosidades de seu processo criativo.

Em uma série de 10 desenhos em papel, com esboços das esculturas feitas por ele ao longo da década de 1980, é possível ver anotados cálculos, prováveis títulos das peças e até telefones de fornecedores. Outros dois desenhos maiores e uma maquete mostram os testes do artista para a famosa “escultura de vidro” – que também integra a exposição.

Outro destaque é o tampo de uma mesa de madeira usada como apoio. Depois que essa superfície estivesse suja de tinta, o artista realizava de fato uma pintura sobre a memória de camadas. Amilcar considerava os 15 tampos que realizou ao longo da carreira como suas únicas pinturas, já que chamava suas telas de desenhos.

No campo das esculturas, é apresentada uma grande obra em aço cor-ten dos anos 1950 – uma das primeiras feitas em grande formato – e uma pequena escultura em granito – a única nesse material em toda sua trajetória.

Amilcar de Castro permanece em cartaz até 24 de junho e a Silvia Cintra + Box 4 fica na Rua das Acácias, 104, Gávea. Para mais informações, acesse o site da galeria.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.