Vermelho apresenta seleção de fotografias de Claudia Andujar em indvidual

29 Apr 2016, 6:04 pm

A Vermelho inaugura nesta terça-feira (03) uma mostra individual da fotógrafa Claudia Andujar.

Nascida na Suíça e radicada no Brasil desde a década de 1950, a artista começou a fotografar em nosso país. A primeira parte de sua carreira é conhecida por reportagens e ensaios pessoais, que incluem desde registros documentais em preto e branco até a experimentação gráfica colorida do final dos anos 1960 e começo dos anos 1970.

A partir de então, Andujar viveu temporadas na região da Amazônia brasileira com o povo Yanomami e realizou diversas visitas posteriores. Ao longo dos anos, registrou o ambiente, as tradições e o contato dos índios com o homem branco – trabalho que recentemente ganhou destaque no novo pavilhão da artista em Inhotim.

A exposição na Vermelho apresenta imagens de quatro séries que, juntas, evidenciam a atuação política militante de Andujar pela causa indígena, bem como seu experimentalismo no campo da fotografia.

Com diferentes tipos de filmes, como o infravermelho, e procedimentos técnicos como a refotografia, ela apresenta um recorte de sua obra, transitando entre objetividade investigativa e subjetividade poética.

 

Gisela Motta e Leandro Lima na Sala Antonio

Na mesma ocasião, estreia na Sala Antonio – a sala de cinema da Vermelho – o média-metragem Xapiri, dirigido por Gisela Motta e Leandro Lima.

O filme experimental é uma tentativa de mergulho no mundo sensorial do xamanismo yanomami e destaca o encontro de dois xamãs na aldeia Watoriki, no Amazonas.

 

Serviço

As fotografias de Claudia Andujar e o filme Xapiri ficam em cartaz na Vermelho até 04 de junho. O endereço é Rua Minas Gerais, 350. Saiba mais no site do espaço.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.