Galeria Marcelo Guarnieri inaugura espaço no Rio de Janeiro com fotografias de Pierre Verger

29 Apr 2016, 1:36 pm

A Galeria Marcelo Guarnieri inaugura seu novo espaço no Rio de Janeiro neste sábado (30) e apresenta uma individual do fotógrafo franco-brasileiro Pierre Verger (1902-1996).

A mostra destaca um recorte dividido em três blocos. Um deles é dedicado a registros com foco em apetrechos musicais – tambores, instrumentos de sopro e cordas usados em rituais e celebrações em países da América Latina e África.

O segundo conjunto traz uma série selecionada por editores da revista Revue Noire e pelo próprio fotógrafo, que deu origem ao livro e à exposição Pierre Verger – Le messager, editados para museus de Lausanne, na Suíça, e Paris, França.

Por fim, o último bloco apresenta um grupo de fotografias ampliadas em diferentes períodos de sua trajetória a partir da década de 1930.

Não há apenas um ponto de convergência entre as imagens de Verger, mas múltiplos interesses: a força do trabalho e a preguiça como resistência; a diáspora e seus fluxos e retornos; o transe, o ritual e as religiões de matriz africana; as festas e o desconhecido.

A exposição fica em cartaz até 11 de junho. O endereço: Rua Teixeira de Melo, 31 – lojas C/D, Ipanema, Rio de Janeiro. Saiba mais no site da galeria.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.