Galeria Luisa Strina inaugura individuais de Alfredo Jaar e Thiago Honório

13 Mar 2017, 10:45 am

A Galeria Luisa Strina apresenta no dia 14 de março (terça-feira) duas novas mostras individuais: The Politics of Images, do chileno Alfredo Jaar, e Solo, do mineiro Thiago Honório. Além das aberturas, o espaço também recebe a projeção do vídeo Dérive Veneziane, do espanhol Antoni Muntadas.

Centrado na criação, distribuição e circulação de imagens na esfera pública, Jaar questiona os limites do que é representável e do que, de fato, se pode observar. No contexto atual, regido pela proliferação da imagem, torna-se necessária a pergunta: o que há para além daquilo que vemos? Quem e quais interesses estão por trás disso?

Na mostra, o artista parte da instalação The Sound of Silence (2006) e imagens com forte crítica social para debater as responsabilidades do fotógrafo, daqueles que controlam a disseminação das imagens, e finalmente, do espectador.

 

Solo, de Thiago Honório

Por sua vez, em sua primeira individual na Luisa Strina, Honório destaca o trabalho Roca, que faz referência a figuras sacras de madeira que eram vestidas para procissões ou altares. Aqui, essa espécie de manequim adquire novos sentidos ao ser colocada em cima de um monte geométrico de pau a pique e taipa de mão – técnica de construção que, assim como a roca, data do século 18.

A peça propõe debates sobre a noção do indivíduo, solitário, até o processo de construção do país e de atributos relacionados à pátria, como a terra.

 

Exibição de Dérive Veneziane

O espaço Anexo da galeria recebe, na mesma ocasião, Dérive Veneziane  – filme de Muntadas rodado durante a noite de um barco. Exibido no 72º Festival de Veneza, em 2015, o vídeo propõe um lado alternativo aos clichês ligados a essa cidade italiana, carregando as imagens de mistério e surrealismo.

 

Serviço

The Politics of Images e Solo ficam em cartaz até o dia 29 de abril no seguinte endereço: Rua Padre João Manuel, 755, Cerqueira Cesar. Já Dérive Veneziane tem exibições aos sábados no anexo, número 974-a da mesma rua. Confira todos os detalhes no site da galeria.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.