Galeria Fortes Vilaça apresenta fotografias em preto e branco de Mauro Restiffe

13 May 2016, 10:57 am

A Galeria Fortes Vilaça abre na próxima terça-feira (17) a exposição Rússia, de Mauro Restiffe. Na individual, o artista apresenta uma série de fotografias em preto e branco que retrata dois momentos distintos das cidades de Moscou e São Petersburgo pós-União Soviética.

Os trabalhos representam o resgate de um projeto investigativo realizado em duas etapas: a primeira durante os anos de 1990, a segunda em 2015, a convite do Garage Museum of Contemporary Art, em Moscou. Restiffe associa sua contínua pesquisa em arquitetura e espaços urbanos a uma experiência pessoal com esses que são os principais centros urbanos russos.

São retratadas cenas cotidianas e pitorescas, personagens e interiores. O paralelo traçado entre as duas linhas de tempo deixa transparecer o caráter experimental das primeiras imagens, em contraste com a estética afiada das mais recentes. Juntas, deixam transparecer o interesse do fotógrafo pelas características modernistas em arquitetura e o diálogo poético travado entre pessoas, objetos e o ambiente em que se encontram.

A utilização do filme analógico preto e branco não é aleatória, mas um recurso que possibilita trabalhar a ideia de representação e de desconstrução do real.

Rússia fica em cartaz até 18 de junho na Fortes Vilaça. O endereço é Rua Fradique Coutinho, 1500, Vila Madalena. Saiba mais sobre a mostra no site da galeria.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.