Domingo no museu: aproveite o dia para visitar instituições culturais

11 Aug 2017, 4:39 pm

Que tal aproveitar o domingo para conhecer os museus de São Paulo? Arte, música, programações educativas e espaços verdes esperam sua família no fim de semana.

 

PINACOTECA

Obras clássicas de importantes artistas brasileiros, prédios históricos e um parque centenário compõem o conjunto da Pinacoteca de São Paulo – um passeio completo para uma manhã de domingo com a criançada. No bloco principal, projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, fica o acervo permanente com obras de artistas como Benedito Calixto, Pedro Alexandrino e Almeida Júnior. Ao lado do prédio, há um café-restaurante com vista para o Parque da Luz, uma extensa área verde em pleno centro de São Paulo. Não longe dali, a Pina Estação, antiga Estação Júlio Prestes, também faz parte do conjunto abrigando importantes exposições. Até 6 de novembro, o espaço recebe a mostra “Álbum”, do fotógrafo Mauro Restiffe.
Onde: Praça da Luz, 2
Metrô mais próximo: Luz (Linha azul e amarela)

Bônus: no site da Pinacoteca, há brincadeiras virtuais e jogos educativos para crianças. Que tal aproveitar as ferramentas para estender a diversão até em casa?

MUSEU DA CASA BRASILEIRA

O casarão do Museu da Casa Brasileira conquista o público pelo terraço nos fundos. É lá que todo domingo, às 11h, se apresentam músicos e artistas em uma intensa programação cultural organizada pela instituição, que conta também com oficinas e outras atividades para toda a família. Até 20 de agosto, o espaço abriga a mostra “Design na aviação brasileira”, concebida pelo artista Guto Lacaz. No local, reside também o restaurante Santinho, comandado pela chef Morena Leite, uma boa pedida para quem quiser alongar o passeio até a hora do almoço.
Onde: Av. Brg. Faria Lima, 2705 – Jd. Paulistano
Metrô mais próximo: a 2 km da estação Faria Lima (Linha amarela)

MAM – MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO

Sua família adora passear no Parque Ibirapuera aos domingos? Aproveite a ocasião para visitar alguns dos museus localizados ali. O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) abriga todo domingo uma programação especial para a família, com dança, música, cultura popular e oficinas plásticas. Há atividades pela manhã, das 11h às 12h, e à tarde, das 14h às 17h. Até 27 de agosto, o local expõe “O impressionismo e o Brasil” que explora a relação do movimento artístico com o país. Com vista para o Jardim das Esculturas, espaço mantido pelo museu, o restaurante Prêt no MAM é o fim (ou o começo) perfeito para a excursão.
Onde: Parque Ibirapuera
Metrô mais próximo: a 3 km da estação Ana Rosa (Linha verde e azul)

Bônus: o Ibirapuera é cheio de atrações culturais! Dentro do parque, há também o Pavilhão da Bienal, a Oca e o Museu Afro Brasil.

 

Confira ainda outros roteiros culturais por São Paulo:

#respirearte

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.