Coletiva na Casa Nova Arte e Cultura Contemporânea reflete sobre efeitos da ação humana na paisagem

12 May 2017, 10:25 am

A Casa Nova Arte e Cultura Contemporânea inaugura no dia 13 de maio (sábado) a exposição Topografias Intermitentes. Com curadoria de Thais Gouveia, a coletiva traz uma seleção de artistas brasileiros e argentinos que dialogam sobre os efeitos da ação humana na paisagem.

Resultado de uma residência artística que Gouveia fez em Buenos Aires em 2016, como parte do Prêmio C.LAB Mercosul, a reunião de 15 obras aponta para reflexões sobre ecologia, sociedade e política.

Em pinturas, instalações, esculturas e fotografias, os nove artistas refletem sobre o gênero da paisagem na contemporaneidade – marcada por numerosos desastres ambientais, extinções em massa, crises econômicas, guerras, migrações e fechamento de fronteiras. “Quando os meios de comunicação e ciberespaço se tornam os principais instrumentos de relacionamento humano com o mundo, o que se instala é uma ausência ilusória de limites e uma grande distância entre a realidade material finita, gerando desorientação e negação da própria vida e seus estágios naturais de início, meio e fim”, coloca a curadora, que se baseia em livros como A cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada, de Gilles Lipovetsky e Jean Serroy, para conceber a exposição.

A lista completa de artistas presentes tem Beto Shwafaty, Carolina Zancolli, Marcelo Moscheta, Mariana Sissia, Renata de Bonis, Renata Padovan, Samuel Lasso, Santiago Porter e Sol Pochat.

Topografias Intermitentes fica em cartaz até 1º de julho. Anote o endereço: Rua Chabad, 61, Jardim Paulista. Mais informações no site da galeria.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.