Galeria Marilia Razuk abre nova individual da colombiana Johanna Calle

24 Mar 2017, 11:10 am

A Galeria Marilia Razuk abre em 25 de março (sábado) a exposição Babel: Drawings by Johanna Calle, terceira individual da artista colombiana no espaço. Ganha destaque um conjunto de 79 obras, divididas em três séries que integram sua produção mais recente: Minúsculas, Párrafos e Simbiontes.

Johanna faz uso de materiais inusitados como fios, ferro e malhas de arame e aço, construindo seus desenhos por meio de técnicas como costura, perfuração e textos manuscritos e datilografados.

Frequentemente, sua obra faz referência a problemas sociais da América Latina, denotando fragilidade, precariedade, resistência e transgressão. Para isso, utiliza a palavra como embrião e toma como matéria-prima não apenas o espanhol, mas também línguas e alfabetos diversos.

A série Minúsculas, por exemplo, é composta por 77 trabalhos realizados em papel japonês datilografados, cujos textos, compostos pela combinação de milhares de letras minúsculas, podem ser vistos de modo habitual e também de trás para frente. Párrafos (parágrafos, em português) também questiona estruturas linguísticas em 12 trabalhos, compostos por bases em MDF, sobrepostos a linhas retas de aço, combinadas a sistemas de letras antigas em borracha.

Drawings by Johanna Calle fica na Marilia Razuk até 20 de maio. O endereço: Rua Jerônimo da Veiga, 131, Itaim Bibi. Saiba mais sobre a exposição no site da galeria.

SP–Arte Profile

Join the SP–Arte community! We are the largest art and design fair in South America and we want you to be part of it. Create or update your profile to receive our newsletters and to have a personalized experience on our website and at our fairs.