Talks – Arte e Reflexão

A SP-Arte, em parceria com a ARTE!Brasileiros, promoveu sua série de palestras da edição 2017: Talks – Arte e Reflexão.

Situado no Lounge Bienal (subsolo do Pavilhão), o programa foi especialmente criado para debater alguns dos tópicos mais relevantes do campo das artes visuais na contemporaneidade, junto a especialistas da cultura, colecionadores, historiadores, investidores, galeristas e artistas.

A primeira mesa contou com a presença de Dan Fox, editor da revista Frieze (EUA); Ana Paula Cohen, curadora independente, editora e crítica de arte; e Lorenzo Mammì, curador de programação e eventos do Instituto Moreira Salles – IMS. Com mediação de Patricia Rousseaux, educadora e publisher da ARTE!Brasileiros, o tema do debate foi Arte como resistência.

Em seguida, a segunda conversa teve Marc e Livia Straus, colecionadores norte-americanos, que, sob mediação de Christiane Fischer, presidente e CEO da AXA Art Americas Corporation, versaram sobre Coleções nas Américas.

O segundo dia de Talks teve, pela manhã, debate sobre história e tendências do Design no Brasil, em parceria com a plataforma online Artsy. Os convidados foram Giancarlo Latorraca, diretor do Museu da Casa Brasileira – MCB; Lissa Carmona, diretora da Etel Interiores; Maria Cecilia Loschiavo, professora titular de design da Universidade de São Paulo – USP; e Kristina Parsons, especialista do Artsy.

Por fim, a última mesa da série debateu a cidade como espaço de arte e práticas tipicamente urbanas, como o grafite. Estiveram presentes Gabriela Longman, jornalista e pesquisadora; Nelson Brissac, filósofo e criador do projeto Arte/Cidade; e Baixo Ribeiro, curador e galerista da Choque Cultural. A mediação ficou por conta de Fernando Serapião, editor da revista Monolito.

Inteiramente gratuito e livre, o ciclo de palestras teve ótima presença de público.

 

Confira abaixo as fotos e vídeos de cada painel:


6 de abril


7 de abril